A sazonalidade é um conceito com o qual todo empreendedor que atua no varejo deve lidar. E, principalmente, usar a seu favor. Cada época do ano possui a sua característica e precisa ser explorada de acordo com o comportamento do consumidor. O verão é um excelente momento para trabalhar o marketing da sua empresa e investir em ações para aumentar as vendas, pois o momento é propício para isso.
O verão acaba se tornando uma época com bastante apelo para o consumo. Os dias costumam ser mais longos e as pessoas tendem há ficar menos tempo dentro de suas casas, ou seja, passam mais tempo circulando pela cidade. Além disso, é o período que mais oferece oportunidades a serem exploradas: festas de final de ano, férias e carnaval. Não podemos esquecer o sol e o calor, característica da estação que se bem trabalhadas podem ser aliadas de venda.
Confira agora algumas dicas de como usar esta época do ano para aumentar suas vendas e ter sucesso no seu empreendimento!
Pense na estratégia para aumentar as vendas
Antes de sair por ai explorando todas as características e possibilidades que o verão traz, pare um pouco e pense na melhor estratégia para a sua empresa. Cada negócio tem as suas particularidades, como produtos e serviços oferecidos. Por isso, as ações comerciais e de marketing devem levar isso consideração. Uma estratégia bem planejada vai render bons frutos.
Um restaurante, por exemplo, pode comercializar pratos que levem na receita, frutas típicas da época ou, quem sabe, investir em maior variedade de saladas ou uma carta de sucos especiais. Academias podem elaborar programas específicos para entrar em forma para o período, enquanto as instituições de ensino tem a possibilidade de criar cursos de verão para aquelas pessoas que tem mais disponibilidade de tempo.
Não limite a criatividade e estimule os seus clientes
Os consumidores procuram sempre novidades e isso, pode aumentar com a chegada do verão. Então, procure oferecer novos produtos e serviços nesse período. Uma das possibilidades é organizar campanhas ou eventos de lançamentos que sejam chamativos e estimulem as pessoas a entrarem na sua loja ou buscar pelos seus serviços.
Outra opção é investir nas vitrines ou na decoração do seu estabelecimento. Aqui existe a possibilidade de criar diferentes estímulos para os consumidores: visual, com placas e ornamentos; auditivos, com a utilização de músicas que remetam ao período ou a noção de férias; paladar, com degustação de produtos; ou o que a sua imaginação permitir.
Promova ofertas
As novidades por si só são atrativas e devem ser exploradas. Mas isso, não exclui os produtos antigos. Criar promoções nesse período é uma forma de tirar aqueles produtos que estão encostados nas suas prateleiras e ainda atrair as pessoas para a sua loja. Então, não fique tímido e considere a possibilidade de fazer ofertas.
Mas lembre-se: para qualquer ação que você vá executar no período é necessário planejamento, para que não sair no prejuízo com alguma escolha errada. E você, quais estratégias pretende usar para aumentar as vendas durante o verão? Não deixe de compartilhar a sua opinião nos comentários!