Manter-se atento às sazonalidades e aproveitá-las pode ser um método muito valioso para gerar mais oportunidades de negócios e vender mais neste verão.
O verão é um excelente momento para pensar em boas estratégias para seu negócio, pois é possível aproveitar as datas importantes como as festas de final de ano, férias e o carnaval.
Além disso, no calor, os consumidores estão mais dispostos a comprar, isso acontece porque muitas pessoas estão de férias e acabam passando muito mais tempo na rua, visitando lojas, shoppings e restaurantes.
Pensando neste momento, trouxemos 7 dicas valiosas para você aplicar no seu negócio e aproveitar este verão para bombar nas vendas!
Dica 1 – Prepare o ambiente
O verão é a época mais quente do ano, portanto, existe a necessidade de manter o ambiente o mais confortável possível para receber os clientes.
Invista na climatização
Um item quase obrigatório que já deixou de ser um diferencial é o ar condicionado. Um ambiente bem climatizado mantém os clientes mais tempo na loja, e isso pode aumentar as vendas.
Também pode ser utilizado um climatizador de ar, que é uma ótima opção para lugares muito quentes e secos, além de ser um aparelho mais simples de ser instalado.
Ofereça um suporte adequado ao seu cliente
Além de um ambiente bem climatizado, também é importante criar um espaço onde os clientes possam se refrescar e descansar. Neste espaço pode ter por exemplo: água gelada, sucos, comidas leves como biscoitinhos ou frutas, bem como um lugar para sentar.
Pense como manter o seu cliente mais confortável e lembre-se que esse conforto pode lhe render vendas extras.
Decoração
Dê uma cara nova para seu negócio. Aposte em cores da estação e adicione elementos que condizem com a identidade visual do negócio.
Além disso, você pode fazer uma decoração típica de natal, ano novo e de carnaval para chamar atenção das pessoas que passarem na frente da loja.
Deixe o clima mais leve e convidativo, assim você vai garantir uma experiência única para seus clientes.
Horário diferenciado
Prepare-se para oferecer um horário diferenciado de atendimento, principalmente na véspera de natal.
Com o aumento na procura, é necessário estender o horário e, em alguns casos, até fazer plantão de vendas.
Dica 2 – Use a criatividade e ofereça novidades
Uma boa maneira de atrair mais clientes é disponibilizar produtos e serviços mais apropriados à estação. É importante usar a criatividade para adequar-se ao seu tipo de negócio.
Restaurantes podem disponibilizar um cardápio especial de verão como pratos leves, frutos do mar, opções de saladas e drinks refrescantes. Disponibilizar sorvetes também é algo super utilizado neste ramo de negócio.
As lojas do ramo de vestuário devem colocar roupas leves na vitrine, apostar em bermudas, vestidos, biquínis, roupas brancas para o ano novo etc.
É sempre importante pensar em novas ideias e soluções pertinentes para o seu tipo de negócio. Entenda o seu público e prepare novidades para surpreendê-los.
Dica 3 – Faça promoções
Já é tradição fazer uma decoração natalina e expor os cartazes com as promoções para chamar atenção de quem passa na rua.
Mas antes de fazer cartazes e divulgar as promoções, é preciso fazer um planejamento para decidir quais produtos receberão os descontos.
Leve em consideração o volume de mercadorias paradas em estoque e analise quais produtos estão em maior quantidade. Somente após esta análise, crie a promoção de venda mais adequada e atente-se para não haver prejuízos.
Dica 4 – Invista em marketing e comunicação
Após definir as promoções, é necessário criar campanhas para divulgá-las e tentar atingir o maior número de pessoas.
A divulgação pode ser feita por meio de:
Redes sociais
As redes sociais do seu negócio não devem ser somente para divulgação de produtos e promoções, isso pode não ser a melhor estratégia. É sempre importante criar conteúdo relevante para obter maior engajamento do público.
No entanto, você pode divulgar promoções e condições especiais,estando atento para não se tornar repetitivo.
Via WhatsApps Business
Enviar mensagens para seus clientes via WhatsApp Business é uma excelente estratégia de comunicação. A taxa média de abertura das mensagens varia entre 70% e 90% e dessa forma, as chances de impactar o cliente com sua campanha é muito grande.
Pelo WhatsApp é possível enviar mensagens rápidas, fotos, catálogos, vídeos, áudio, os banners da sua campanha e também cupons de desconto, além de poder enviar cardápio, no caso dos restaurantes.
E-mail marketing
O E-mail marketing também é uma boa maneira de comunicar-se com seus clientes, mas para isso é preciso construir previamente um banco de dados com os endereços de e-mails.
Antes de montar o e-mail, defina qual estratégia de venda será utilizada, quais benefícios serão oferecidos aos clientes e, após isso, construa o e-mail com uma linguagem mais adequada ao seu público-alvo.
A taxa média de abertura do e-mail marketing é de 27%, bem menor em comparação ao WhatsApp, mas dependendo do seu mercado, o envio pode converter em muitas vendas.
Por isso, é sempre importante fazer testes para descobrir se a ferramenta funciona para o seu negócio.
Após o disparo dos e-mails, lembre-se de acompanhar a taxa de abertura para descobrir se os clientes estão gostando do seu tipo de abordagem.
Comunicação direta
A maneira mais simples de comunicar-se com seus clientes é falando com eles! Então, treine os vendedores para que eles divulguem de maneira direta as promoções e condições especiais que a empresa está oferecendo.
Dica 5 – Mantenha sua equipe motivada
É fato comprovado por inúmeros estudos que a motivação pode afetar a produtividade de uma empresa. Considerando isso, separamos algumas formas de manter a equipe de vendas motivada para arrebentar nas vendas de verão.
Dica 6 – Equipe preparada para oferecer o melhor atendimento
Vendedores preparados para oferecer ao cliente um atendimento diferenciado conduz o seu negócio a ganhar uma maior vantagem competitiva.
Para encantar os clientes é necessário que o empreendedor invista em treinamentos para a equipe. Os vendedores e colaboradores precisam estar 100% preparados para lidar com os tipos variados de clientes e as diversas etapas de um processo de compra.
Dica 7 – Utilize um Sistema de gestão para otimizar sua rotina
Sabemos que o empreendedor precisa de mais tempo para se dedicar às demandas do negócio.
Contar com a ajuda de um sistema de gestão que vai automatizar e integrar todas as áreas do seu negócio parece ser uma excelente solução.