Na contramão da crise causada pela Covid-19 em diversos setores da economia mundial, a citricultura tem se mantido produtiva e com boas negociações. Empresas de Rio Claro (SP) e a região seguem registrando crescimento nas vendas.

Para o nutricionista Marco Aurélio Penteado Junior, o aumento do consumo devido aos benefícios da laranja para o organismo, principalmente no fornecimento de vitamina C, também contribuiu para o aquecimento do mercado.

De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), houve um aumento de 35% nesta safra, se comparadas com a anterior. De acordo a estimativa de safra do Fundecitrus, em em 2019/20 foram produzidas 386,79 milhões de caixas da fruta contra 285,98 milhões em 2018/19 .

Mercado

Em um viveiro de mudas de citros de Rio Claro os negócios cresceram. Segundo o diretor Cesar Graf, nos últimos 15 anos o mercado da laranja, muitio pautado na produção de suco, tinha perdido força para sucos artificiais, mas houve uma reviravolta e o consumidor voltou a querer a fruta.

“Se nós compararmos janeiro a maio de 2020 com o mesmo período do ano passado, nós tivemos um aumento de 19% a 20% nos negócios ”, disse.

Pomar de laranja — Foto: Fabiana Assis/G1

Pomar de laranja — Foto: Fabiana Assis

De acordo Graf, necessidade de ser ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, evidenciou a necessidade da laranja no cardápio. A informação voltou a circular com mais força e mudou os hábitos do consumo.

Safra e negócios

Além disso, houve uma melhora no cenário de exportações de suco de laranja no cenário mundial, sobretudo para a Ásia: as exportações para a China cresceram 37% e para a Coreia do Sul 100%. Também foi registrado aumento do suco brasileiro pelos países que compõe a União Europeia.

Para o diretor executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, a pandemia do novo coronavírus contribuiu para este crescimento.

“Dois grandes motivos: o primeiro deles é a procura por vitamina C e outro é que produtos relacionados ao café da manhã, não somente o suco de laranja, tem tido aumento de consumo expressivo porque as pessoas estão confinadas em casa. Com mais tempo disponível, sem ter que se deslocar para o trabalho, as pessoas retomaram o hábito de tomar café da manhã.”