Com a pandemia de coronavírus, os cuidados com a higienização foram intensificados no nosso dia a dia. No entanto, também é preciso ter atenção com a nossa alimentação para fortalecer o nosso sistema imunológico.
- Frutas cítricas: laranja, limão, laranja, mexerica, romã, limão siciliano e toranja são ricos em vitamina C, aumentando a resistência do organismo.
- Vegetais verdes: alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Além disto, também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e na carne de fígado.
- Alimentos ricos em zinco: carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
- Oleaginosas: além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo contra a diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
- Ômega-3: presente no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
- Gengibre: rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo, podendo ser utilizado em diversas receitas, inclusive no preparo de sucos com laranjas ou limões.
- Mel: utilizado para combater problemas respiratórios e inibir a tosse, o mel possui substâncias anti-inflamatórias e antibacterianas que trabalham como um escudo de proteção para o organismo. Ele tem sua ação potencializada quando associado ao própolis.
Por isto, tenha uma alimentação saudável e preserve o seu bem mais precioso, sua vida. Juntos, podemos superar esse momento difícil!