O inverno começa no próximo dia 21. Uma das formas de se prevenir contra gripes e resfriados — muito comuns nesta época do ano — é reforçar o sistema imunológico consumindo alimentos ricos em vitamina C. A menos de um mês do período mais frio e seco do ano, ambiente que contribui muito para a disseminação de doenças respiratórias, esta é a hora de reforçar o mecanismo de defesa do corpo.

A vitamina C tem capacidade de reduzir espécies reativas de oxigênio, tendo assim um alto poder antioxidante, atuando na melhoria do sistema imunológico.

Para manter a saúde em dia é importante consumir vitamina C todos os dias. O ideal é sempre dar preferência para os alimentos ricos na substância em vez de tomar suplementos vendidos em farmácias.

É sempre melhor ingerir da sua fonte natural, porque além da da vitamina C, estes alimentos carregam outros benefícios, como outras vitaminas. No caso da laranja, ela também tem bastante fibra, o que ajuda na função gastro intestinal.

Função para além do reforço do sistema imunológico

A função da vitamina C sobre o organismo humano vai além do reforço ao sistema imunológico.

Níveis adequados desta substância podem reduzir os danos no nosso material genético, evitando condições atreladas ao envelhecimento e à perda da função celular. Ele é um potente nutriente antioxidante que ajuda na proteção do sistema nervoso central, reduzindo o risco de problemas cognitivos.

Sua função antioxidante é muito explorada pela dermatologia. A vitamina pode ser uma usada como uma arma para manter a pele saudável, reduzindo os impactos do envelhecimento. Por isso, é possível observar seu uso em vários cremes.

Níveis adequados desta vitamina no sangue facilitam a absorção de ferro pelo organismo. O nutriente permanece de forma reduzida auxiliando o corpo a consumi-lo melhor. A substância é fundamental também para a produção de colágeno.

Esta proteína é fundamental para a manutenção da rigidez dos nossos ossos. Como a vitamina C faz parte da sua produção, é importante ingeri-la sempre.

Como turbinar o consumo de vitamina C

Frutas: Laranja, acerola, morango, manga, tangerina, goiaba,mamão, morango, caju, abacaxi, kiwi, tomate

Legumes: Pimentão amarelo, aspargos

Verduras: Couve-de-bruxelas, brócolis, espinafre, repolho, rúcula, agrião