A situação econômica mundial está gerando muitas preocupações diante das incertezas do momento atual. Devido à angústia de um futuro incerto e de um presente conturbado, muitas empresas estão procurando novas formas de ser manterem ativas e de trazerem inovações para o ambiente de trabalho, em busca de sucesso – ou até mesmo sobrevivência – em meio à crise. Em contrapartida, o amanhã pós COVID-19 pode ser uma grande oportunidade de expandir os horizontes, trazendo novidades que ainda não eram exploradas antes nas empresas.

Pensando nisso, elaboramos 5 ações visando o sucesso de seu negócio. Dentre elas, estão as melhores formas de se adaptar no ambiente de trabalho, como melhorar e otimizar os processos de sua empresa, a necessidade do investimento em marketing digital, a segurança preventiva de seus funcionários e o fortalecimento e renegociação de prazos e custos.

1. Adapte seus serviços à situação atual.

A adaptação empresarial está muito mais rápida do que nas décadas passadas, isso se deve ao fato da crescente evolução em todos meios de produção. Assim, mudanças como, por exemplo, o home office, equipes preparadas para situações de risco e até mesmo previsão de demanda, estão sendo mais requisitadas, proporcionando, aos que já estavam preparados, melhor segurança, planejamento, produtividade e, por consequência, sucesso em meio à crise.

Com isso, tendo em mente a crescente atualização do mundo, é inevitável que quanto mais rápido a empresa se adaptar as condições em que se encontra, mais garantido será seu sucesso. Nessa lógica, a previsão de demanda pode ser um caminho, sendo uma ótima forma de se planejar e inovar. Essa projeção permite identificar o que vai acontecer no futuro, o que irá causar um impacto na área produtiva da empresa e proporciona a chance de serem tomadas decisões relacionadas a preço, potencial de mercado e potencial de expansão. Além disso, a previsão de demanda promove um melhor controle de matéria prima e estoque, gerando segurança e benefícios, como, por exemplo, redução de custos, melhor planejamento e um maior controle de produção.

Assim, é importante que as ações citadas, anteriormente, sejam aplicadas e adaptadas, de forma coerente com a empresa em questão

2. Otimização de processos

Com a paralização do mercado, diversos meios estão buscando métodos de eliminar ou cortar gastos desnecessários, sejam eles humanos, materiais ou organizacionais. Dito isso, uma forma de contribuir para esta busca é a otimização de processos, que consiste em um conjunto de ações que partem da área de mapeamento, de monitoramento, de compreensão e execução de tarefas. Além disso, também proporciona ao empreendedor um aumento significativo de produção e um ganho em seus resultados.

Desta forma, existem diversos meios para que seja aplicado este conjunto de ações. Um deles é o mapeamento de processos, estudo que proporciona oportunidades de melhorias, padronização de etapas e otimização de tempo. O mapeamento utiliza como base metodologias de grande impacto com o intuito de identificar oportunidades, – como, por exemplo, o fluxograma – que quando executadas, esclarecem ao empreendedor a causa de problemas recorrentes e assim, proporcionando diminuição de retrabalhos e desperdícios.

Com isso, quando aplicada corretamente, a otimização de processos proporciona crescentes melhorias, sendo, atualmente, peça essencial para o sucesso e prosperidade empresarial.

3. Invista em marketing digital

Tanto na comunicação quanto nos negócios, a maneira que as pessoas vêm operando e vivendo migra cada vez mais para a área digital. Tal feito se deve ao fato de que as operações e comunicações online são realizadas com muito mais facilidade e eficácia, comparado ao clássico modo presencial e braçal.

Tendo isso em mente, tornou-se essencial que as empresas passem, além de operar fisicamente, adentrar ao mundo do marketing digital. Porém, é de extrema importância que seja feito um planejamento estratégico, no qual serão considerados aspectos como o grupo alvo que se deseja atingir, as tendências futuras do mercado e canais de marketing. É, portanto, aconselhável buscar profissionais para que tais aspectos sejam estudados, analisados e colocados em prática de forma correta. Feito isso, inúmeras vantagens surgirão, como aumento de acesso e procura de seu produto, aumento de vendas por meio do e-commerce, credibilidade e conhecimento de sua marca, e otimização do valor e poder de seu negócio.

Logo, migrar ao mundo virtual se torna um investimento, um feito que trará mais visibilidade a sua marca a levando a outro patamar. Portanto, visando seu sucesso no futuro, esta ação se torna um ponto indispensável a se considerar.

4. Segurança preventiva

A segurança preventiva, nos tempos de pandemia, é de grande importância. Assim, a OMS apresentou alguns protocolos a serem seguidos no ambiente de trabalho, como a higienização dos ambientes, uso de máscara, distanciamento social e o plano de contingência, todos pensando na saúde e segurança dos funcionários.

Contudo, mesmo no futuro com tudo voltando ao normal, o distanciamento social é indispensável para obter sucesso na proteção dos membros de sua empresa. Sendo assim, um ótimo método para se utilizar é o plano de contingência, no qual é uma estratégia de negócio que proporciona que se trabalhe com menos funcionários. Com isso, não há necessidade de utilização de todo o espaço físico da empresa, ampliando as distâncias entre os postos de trabalho e, assim, reduzindo o contato físico.

A partir dessas informações, é importante que a empresa cumpra com o protocolo, estipulando regras a serem seguidas e se conscientizando dos benefícios que serão gerados a todos.

5. Fortaceler parcerias, buscar novos fornecedores e renegociar contratos e preços.

O mundo econômico foi surpreendido pela atual pandemia do COVID-19 e as consequências que a acompanham. Assim, com a paralisação e a incerteza de prazos decorrentes da presença de uma nova doença, a esfera econômica, à nível empresarial, sofreu desde dificuldades de pagamentos e rompimento de contratos até demissões em massa e declarações de falência.

Dessa maneira, com a situação atual, é inevitável que grande parte dos setores mundiais sofram, incluindo o setor econômico. No entanto, para a sobrevivência no mercado, faz-se necessária a tomada de medidas atípicas. Nesse sentido, dentre as alternativas para se manter ativo no mercado, temos a renegociação de custos e valores com fornecedores atuais, busca por novos fornecedores com melhores e mais vantajosos contratos, fortalecimento de parcerias com sócios e clientes e consolidação do branding.

Assim, sabendo que é necessário colocar algumas ações em prática, inicie, por exemplo, buscando a redução de contas, ao menos durante a pandemia, por meio, por exemplo, da renegociação de custos, e aproveite para conhecer novos e possíveis sócios e fornecedores. Isto irá resultar em um ganho de tempo entre pagamentos em sua empresa, e proporcionar, em um futuro breve, melhores condições e diminuição de gastos.