O Papai Noel já está batendo na porta, mas ainda dá para aproveitar bem esses últimos dias de vendas de Natal.

Não é de hoje que os lojistas apostam na última semana para aquecer o faturamento, foi assim no ano passado e, provavelmente, será durante muitos anos. Nesse período, começam os recessos para muitos dos consumidores e, com isso, eles já podem se dedicar exclusivamente às compras.

Além disso, todo mundo sabe que o brasileiro prefere comprar seus presentes bem perto do Natal, até mesmo na véspera.

Para o comércio, é um sinal de que é preciso criar um planejamento final para atingir esses consumidores. Por isso, veja o que nós temos a falar sobre isso e aprenda 3 estratégias eficientes para vender mais na última semana antes do Natal!

1. Crie uma campanha personalizada

Uma campanha personalizada nessa época é praticamente uma obrigação, o mercado todo está atento a isso. E aí você pode estar pensando… Mas se é obrigatório e todo mundo faz, como isso vai me fazer vender mais no Natal?

Bom, toda marca está mesmo colocando a sua campanha emocionante na praça, só que o que faz a diferença nessas horas é criatividade e poder de engajamento.

Pausa para um aviso! Ser criativo também envolve planejamento, não é lançar qualquer ideia diferentona no ar e esperar que todo mundo ame porque você amou.

Equipes de marketing são justamente para criar conceitos viáveis e que de fato impactem positivamente nas vendas.

Um exemplo de estratégia personalizada e que não fuja do foco são aqueles produtos feitos especialmente para esse período, a famosa edição de natal.

Pode ser uma coleção exclusiva, um brinde especial, cupons de desconto, dentre outras ações que envolvam imagens ou vídeos temáticos. O importante é fazer um link direto entre marketing e vendas.

2. Mantenha estoque e organização em dia

No fim do ano, é bem comum chegar às lojas e encontrar um verdadeiro caos ou, o contrário, prateleiras vazias, mostrando que a marca não se preparou direito para o Natal.

Você pode até querer que sua loja fique bem cheia nesse período e que venda muito bem, mas com certeza não quer ver clientes brigando por produtos, nem deixá-los na mão por falta de estoque. Isso não é bom para a marca e, muito menos, para os clientes.

Portanto, ofereça o mesmo nível de qualidade nos atendimentos, sem deixar aquela sensação de fim de festa, e garanta que o consumidor vá ter a melhor experiência possível no seu ponto de venda, físico ou virtual — afinal, o comércio eletrônico também tem suas regras.

3. Invista em ações de marketing digital

Aposte no clima natalino também nos seus canais de comunicação na internet. Seja na sua página no facebook, perfil no instagram ou na própria lojinha virtual, invista no marketing digital para atrair consumidores online de última hora.

Há pouco mais de 2 anos, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) já revelava que 90% dos consumidores brasileiros pesquisam as opções na internet antes de comprarem algum produto online.

Portanto, invista esforços também nos meios digitais, divulgando produtos, promoções exclusivas e acreditando de fato no poder da última semana de Natal para vender mais.