1 – Não dê desconto à toa

Digo e repito, dar desconto é pecado!

Sabemos que o mercado já está viciado nesta prática e que os clientes de certa forma já esperam por isso! Mas aqui a dica de venda é: você deve se lembrar que seus produtos ou serviço possui um diferencial em relação a concorrência e justamente por isso não tem o porque dar desconto, uma vez que quem se destaca nas vendas pode cobrar mais mesmo.

Você que está começando deve ter em mente o desconto infelizmente é uma opção para vendedores que não sabem negociar ou que ainda estão despreparados.

2 – Saiba se o cliente tem dinheiro

Como saber afinal se o cliente tem realmente recursos para fechar negócio com você? Neste caso a dica de venda é simples: faça três perguntas:

  • Você já tem orçamento para a compra? Assim, você já sabe se cliente está planejado para adquirir o produto.
  • Você já investe em algum produto similar a esse? Aqui você saberá se ele já adquiriu algo parecido, então tem perfil para adquirir novamente.
  • Peça para o cliente dar uma nota de 0 a 10 para a possibilidade de investir. Se a nota for 2, já sabe que ele não está muito disposto, se for mais que 7, prepare-se, ele quer realmente comprar.

3 – Tenha tesão pelo que vende

Se você não tem tesão pelo que vende imagine quem está comprando não é mesmo?

Por isso a dica de venda aqui é: você tem que se envolver com o que vende, porque se isso não acontecer, tenha certeza que o cliente vai perceber o seu desinteresse pelo produto ou serviço que está oferecendo.

4 – Preste atenção no que o cliente fala

Lembre-se de que os compradores vão escolher os melhores, por isso eles precisam entender como você pode ajudar ele e o porquê você é a melhor opção!

Por isso a dica de venda é: preste muita atenção no que o cliente fala para entender suas reais necessidades e desejos para oferecer o produto ou serviço mais adequado.

5 – Contorne objeções e faça o cliente se apaixonar

O cliente gostou do produto, mas está indeciso. Para este caso, a dica de como vender é: você deve utilizar a regra do controle e da objeção, ou seja, devolva o questionamento do cliente sempre com uma pergunta.

Quando o cliente diz: “Não tenho dinheiro para comprar”, responda “Quanto você está disposto a investir”.

Além disso, lembre-se que ninguém vende aquilo que não compra, por isso, alinhe-se com o que você vende e faça o cliente se apaixonar da mesma forma que você acredita no que vende.

6 – Não tenha medo

Esta é uma dica de outro para representantes comerciais iniciantes!

Ao se deparar com os clientes que são exigentes e querem saber o máximo de informações técnicas, não tenha medo.

Aprofunde seus conhecimentos no produto, estude e esteja pronto a tirar as dúvidas de quem está interessado em comprar.

7 – Escreva bem um e-mail

“Noz da empreza X queremos faser uma proposta de orssamento a vose”.

Já imaginou seu cliente lendo uma mensagem assim? Bom, depois disso já deve imaginar que qualquer possibilidade de negócio estará cancelada, certo?

Por isso, além de escrever bem uma mensagem, ou seja, sem erros ortográficos, pesquise e utilize palavras-chave que prendem a atenção do cliente na leitura.

8 -Ahh, você só está aqui para pegar o meu dinheiro

Neste caso, a dica de venda é: deixe claro seu propósito, destaque seus diferenciais, a segurança e qualidade em comprar com você.

Você deve ter em mente que o intuito das vendas não é pegar dinheiro do cliente, e sim ganhar junto com o cliente! Como já dizia Raul Candeloro, “a missão de um vendedor profissional é ajudar o cliente, sim. Mas com lucro para empresa e para ele, afinal uma venda não é uma negociação onde apenas um sai levando vantagem.”

Lembre-se de que uma venda é o encontro de interesses, onde vendedor e cliente saem ganhando.