O brasileiro tem habilidade para empreender. Muitos tomam a decisão de abrir o próprio negócio por necessidade, mas percebem que têm as características de um bom empresário e tomam gosto. Porém, mesmo com o mercado aquecido e em crescimento, nem sempre os empreendedores conseguem o lucro esperado. Menos ainda sabem como obter mais lucro.

Confira 10 dicas de como obter mais lucro

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1. Conheça seus processos

O primeiro passo para que a sua empresa seja lucrativa é conhecer em detalhes todos os processos relacionados às finanças da companhia, os contratos assinados com os fornecedores, as entradas de matéria-prima e saída de produtos.

Para saber e controlar tudo isso é fundamental ter um plano de negócios para mapear oportunidades, atingir novos consumidores, conseguir novos investimentos e possíveis parceiros e fornecedores. O plano também auxilia o empreendedor a entender melhor sobre o mercado em que ele atua.

2. Calcule os custos fixos

Outra sugestão para que a sua empresa seja mais lucrativa é dimensionar a estrutura dos seus custos fixos de acordo com o tamanho do negócio. Se os gastos estiverem elevados demais em relação à real capacidade financeira da companhia, você vai consumir a sua margem. Fique atento!

3. Confira as contas a receber

Também é muito importante observar as contas a receber, já que o aumento de vendas tem impacto direto nesse ponto. É possível que grande parte da sua margem esteja acumulada no crédito concedido a clientes ou em valores que serão repassados futuramente.

4. Entenda o perfil dos clientes

Após compreender os processos financeiros e os custos da sua empresa, é necessário detalhar o perfil do cliente. Ao saber quais produtos e serviços ele precisa, você pode oferecê-los para obter mais lucro e agregar valor ao que você já disponibiliza.

Lembre-se de que não aperfeiçoar seus produtos é uma das razões para que as organizações não sobrevivam mais do que 2 anos. Além disso, conhecer melhor o seu cliente ajudará na próxima dica. Veja!

5. Saiba fazer a precificação

Atribuir o valor errado ao seu produto pode reduzir a margem de lucro da sua empresa. Por isso é tão importante conhecer os seus custos fixos. Com essas informações e tudo o que você descobriu sobre o seu consumidor é possível identificar se há espaço para aumentar os preços que você pratica ou se está na hora de conceder descontos para os clientes.

6. Gerencie bem os estoques

Um outro ponto que pode estar consumindo a sua lucratividade sem que você perceba é o estoque. Afinal, a tendência de quem tem crescimento de vendas é comprar mais produtos e diversificar o portfólio.

No entanto, para equilibrar a situação, você deve fazer a correta gestão de estoque, avaliar quais produtos têm maior procura e aqueles que têm baixa demanda. Com isso, será possível adequar as vendas e as compras para manter o seu lucro e não perder dinheiro com itens acumulados ou fora do prazo de validade.

7. Faça novos investimentos

Empresas novas — ou que estão em crescimento — podem ter uma parte significativa da lucratividade sendo redirecionada para investimentos, seja de estruturação do negócio, seja de aperfeiçoamento dos produtos ou da capacitação e atualização da mão de obra.

Utilizar parte do lucro para novos investimentos é fundamental para todas as companhias. No entanto, é importante ter cuidado com o montante aplicado para que isso não prejudique a saúde financeira do negócio.

8. Ofereça descontos com sabedoria

Assim como a precificação, a estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma aleatória — pois isso gera o risco de reduzir ou até mesmo de eliminar a margem de lucro.

Em alguns casos, as vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso desequilibra o caixa. Por isso, estude bastante antes de oferecer descontos aos seus clientes.

9. Acerte valores fixos para retirada dos sócios

Um ponto delicado e problemático em muitas companhias diz respeito à retirada dos sócios: não é raro que eles retirem valores superiores à capacidade do negócio. Isso tende a acontecer também em micro e pequenas empresas nas quais as contas pessoais dos empreendedores não estão separadas de forma clara das contas empresariais.

10. Fique de olho na concorrência

Você sabia que os seus concorrentes podem dar boas ideias de como aumentar a lucratividade? Basta considerar os preços e os produtos que eles estão oferecendo. Avaliar esses dois itens ajudará na sua precificação e na escolha de ofertas.

Não conseguir a lucratividade esperada pode ser muito frustrante. No entanto, após observar todas essas dicas ficará mais fácil encontrar uma estratégia de como obter mais lucro. Estabeleça metas para incluir essas sugestões na rotina da sua empresa e veja os seus resultados melhorarem rapidamente!